Publicado em Estante de Doramas

Rainha das Lágrimas: Eu ainda te amo Resenha [Episódio 9&10]

*Esse artigo contém spoilers do episódio 9 e 10.

Uma amiga que está assistindo o drama junto comigo fez um comentário, que eu acredito resumir bem a experiência de assistir esses dois episódios. Ela disse que o episódio 9 foi um pouco mais chato e sem muitas emoções, porque seria um respiro. Uma pausa para o que veríamos no episódio 10.

Quem está vendo o drama, deve estar na mesma apreensão em relação à saúde de Hae-in. A nossa querida protagonista segue caminhando para seu derradeiro momento. Nesse meio tempo, várias tramas acontecem ao seu derredor.

A família dela foi catapultada para uma vida simples. Destronados de seus luxos, cartões de crédito e poder. Então, é de se imaginar que o impacto seria profundo.

Hae-in e Hyun-woo estão acostumados com o estilo de vida dos Hong. Mas é a primeira vez que os Baek recebem “podres de ricos” em casa. Como toda família gentil, amorosa e receptiva os Baek serviram um jantar de milhões.

Vimos o quanto a Hae-in é uma mulher decente, educada e humilde. Coisa que sua mãe não é ou seu irmão não tem noção de ser. Enquanto o pai, bom, esse parece que um peixe fora d’agua.

Hae-in precisou acertar um pescotapa no irmão para que ele não envergonhasse ainda mais sua família, exigindo uma água que nunca seria encontrada na vila dos Baek.

Uma medida brusca, mas eficiente. Não é que os Hong sejam de todo maléficos, eles só eram ricos esnobes, que se sentiam os donos da Coreia. E foi simplesmente uma jogada de mestre, que a família toda tenha sido jogada na sarjeta.

No episódio 9 vimos os momentos “sofridos” desses ricaços. Só que não dá para ter empatia com a mudança inesperada de vida deles. E isso torna o episódio, por vários momentos, maçante de assistir.

Mas sejamos sinceras, foi bom ver eles terem que tomar agua normal, porque isso pagou todas as vezes que o Hyun-woo foi obrigado a tomar o chá que o sogro ordenava.

Foi bom ver a mãe da Hae-in pisar no esterco de vaca, para ela ver que o mundo gira e capota, na cabeça de todos que se sentem superiores aos demais. E o mais legal é que a sra. Baek não pagou na mesma moeda. Ela ajudou essa maluca dando um choque de realidade nela.

A única pessoa que sofreu imerecidamente com esse golpe dos vilões foi o Soo-Cheol. Ele não chorou por não ter água das montanhas, ou uma cama king size para dormir. Ele chorou porque a mulher que ele amava foi embora sem ele.

Foto reprodução: TVN

Eu achei curioso e triste que ele tenha se atentado apenas ao fato dela ter ido embora sem ele. Estou me perguntando constantemente se ele entendeu o que ela fez. Será que ele entende a gravidade dos atos dela? Ela mentiu, enganou e foi embora sem deixar rastros. Qualquer homem normalmente não ficaria indignado?

Ele simplesmente se preocupou, como vimos no episódio 10, com o fato de que as vacinas do seu filho estavam chegando e que ela tinha que lembrar disso. Ele se comunicou com ela por meio do jogo para recordar desse detalhe.

O filho não é dele, mas ele não está nem ai. A mulher traiu a confiança dele, mas todas as noites ele chora sentindo a falta de Da-hye. Soo- Cheol ainda se importa com ela e o pior é que, talvez, ela se importe com ele também.

Isso me lembra uma coisa que aconteceu em Pousando no Amor. Alberto era um pilantra de marca maior, mas se regenerou. Infelizmente, o final dele foi terrivelmente triste. Será que Cheon Da-Hye encontrará um caminho para sua redenção e encontrará um fim semelhante?

O irmão escondeu dela o fato de que Soo-Cheol a procurava desesperadamente. Porque de certo percebeu o interesses da irmã a respeito do rapaz. A regra número 1 dos antagonistas é que o amor é a única fraqueza que não pode existir no coração deles.

Podemos ver que o próprio Yoon Eun-Seong caiu de seu cavalo com a Hae-in. No episódio 9, o novo presidente do grupo Queens demonstrou que a riqueza, o poder e a influencia não são tão caros, quanto a Rainha.

De que servia ser o dono de tudo se ela não era sua companheira? Eun-Seong nutre por Hae-in um amor platônico bastante surtado. Tudo que ele fez até os dias atuais foi para estar equiparado em nível social e econômico a ela.

Mas o coração de Hae-in segue tão distante quanto seu corpo físico. Ele luta para encontra-la e nessa busca descobre a verdade sobre sua doença. Ela está morrendo e ele não tem muito tempo para amá-la.

Em seu juízo imperfeito da situação, Eun-Seong acredita ser o que Hae-in precisa. Ele acha que com seu dinheiro e poder, achará uma forma de prolongar a vida da amada. Acha que dará a ela o Queens e que isso será o suficiente. Ele acha que Hae-in é uma mulher materialista.

Talvez ela fosse lá atrás quando queria desesperadamente entrar no clube do trilhão, mas agora com poucas semanas de vida, a rainha está com seus pensamentos voltados para outra coisa.

Ela descobriu que seu ex-marido aparentemente é predestinado a ser seu amado. E que ele segue fazendo tudo que estiver ao alcance dele para ajudá-la. Suportando em silêncio humilhações, ameaçadas, até socos e pontapés.

Separados pelo Vincenzo, mas unidos pelo destino. Hae-in e Hyun-woo não conseguem estabelecer distância alguma. Vivem dentro de uma hipocrisia romântica. Dizendo com a boca o contrário do que o coração diz.

Ela relembra constantemente que eles estão separados e que ela segue com seu desejo de vingar-se. Hyun-woo já não esconde tanto assim seus sentimentos, mesmo ainda sendo cauteloso ele age de forma a não deixar dúvidas sobre seu comportamento.

Hae-in, que saiu da empresa, mas deixou sua fiel aliada lá dentro, se informou dos atos esquisitos do marido. Que vão totalmente de encontro ao que ele falou na Alemanha. O homem que armou um divórcio vantajoso, e que pareceu não se importar com ela, afinal de contas revelou-se um ex-marido abnegado e amoroso.

Mesmo divorciados, por orgulho ou teimosia, eles fingem não se amar. Mas conversam por mensagem como se fossem bons amigos. Sentem ciúmes um do outro. Se importam de esclarecer mal-entendidos.

Eles conversam, discutem e tentam evitar a todo custo que o outro sofra. Ele lutando para reverter a perda do Queens e ela bolando um plano para que ele não seja vítima de calúnia e pare na cadeia sem merecer.

Eu acho que eles nunca foram tão casados como são agora que estão legalmente divorciados. Foi preciso um tumor aparecer no cérebro da Hae-in para que eles quebrassem os muros que os separaram.

É uma baita evolução, a Hae-in a um tempo atrás “apenas” olhou o marido de toalha. Mas dessa vez, tomou a atitude de arrancar a camisa, a gravata e o terno dele só para checar se não tinha nenhum osso quebrado. Isso é coisa que uma esposa faria, sem dúvida alguma.

Assim como é muito coisa de marido se gabar de uma vitória sobre outro macho, principalmente se isso faz a mulher que ele ama, se aproximar dele. Hyun-woo tem um jeito de menino, mas é muito esperto. Ele percebeu que ela tinha demonstrado preocupação e fez drama.

O que é super aceitável, porque esse homem ama ela igual um cachorrinho. Está destruído pela culpa e aterrorizado pela ideia de perde-la para a doença. Qualquer mínimo sinal de carinho vindo da esposa, ele recebe como um afago na alma.

“Volte espancado assim de novo e eu mesma vou te matar”, disse Hae-in como toda boa esposa amorosa, que sabe muito bem que se não pôr freios. O homem sai por aí fazendo caquinha em cima de caquinha.

   “Ele quer morar com você? Vocês dois não estão juntos”, disse um Hyun-woo tomado de ciúmes de uma mulher do qual se divorciou. Mas que segue amando e querendo proteger apesar de tudo.

Se ao menos ele tivesse entendido a esposa, como agora ele parece entender. As coisas teriam sido menos tão desastrosas. Se ela tivesse admitido seus sentimentos pelo marido, quer seja sua raiva ou seu amor, talvez algumas coisas não teriam doido tanto.

Hyun-woo afirma nesse episódio sua parcela de culpa pelo fim do casamento, numa das cenas mais tristes e emocionantes do episódio. As lágrimas são nossas companheiras a cada episódio, mas não quer dizer que não se vibre como uma torcida assistindo um jogo de futebol.

A cena final do episódio 10 é infinitamente melhor que a cena final do fraco episódio 9. Todos nós esperávamos algum tipo de vingança. Como decifrar aquele semblante frio de Hae-in? Como saber que por trás do gelo tem um coração quente, que bate loucamente por quem ama?

Ela contrariou as expectativas e o grito que eu dei nessa cena, acabou se tornando lágrimas quando o epílogo nos explicou porque ela tomou aquela decisão. Hyun-Woo bêbado é extremamente fofo e atraente. Impossível, até para nós, controlar o sorriso bobo que ele trás para os nossos lábios.

Ele é mesmo um fofo e eu acho que a Hae-in deve ter perdoado ele quando ouviu o “eu te amo”. Ela sempre esperou que ele voltasse para o quarto depois que ele partiu. Sempre colocou a mão na maçaneta na esperança de que algo mudasse.

Ao longo do episódio, não somente nesse momento, Hyun-woo demonstrou seus sentimentos. Ouvir ele falar que a amava foi a cereja do bolo, o incentivo que faltava para que ela tomasse aquela decisão.

Ao negar-se a seguir o plano de Eun-Seung. Ela mostrou que, sim, faria do seu jeito as coisas. Mas que em nenhum momento se prestaria ao papel de esposa de mentirinha de um bandido. Nem escolheria a empresa em detrimento da segurança e bem-estar do marido.

Ela não sabia lutar boxe, mas à sua maneira o protegeu dos golpes do vilão. Que trunfo Yoon Eun-seung tem sobre ela agora? Nenhum. Ele realmente achava que ela se deixaria abalar por aquelas ameaças? Que patético!

Já estavam todos envolvidos em escândalo, ela só fez incendiar ainda mais. Só que o fogo agora queimaria do outro lado também. Estamos entrando nos seis últimos episódios do drama. Mais os dois episódios extras, que provavelmente, não serão relacionados com a narrativa da história.

Tudo indica que nos episódio 11 e 12 eles se aproximarão. O que é obvio, afinal, já não existe muitos impedimentos para que eles joguem para o alto os honorários do Vincenzo. E marquem uma nova data para seu casamento.

Mas a sombra da doença de Hae-in segue nos atormentando. É como uma pedra no sapato que sempre dói quando nos empolgamos na caminhada. Ao mesmo tempo que ficamos felizes com cenas como a do final do 10. Nos desesperamos com a incerteza sobre a felicidade deles no fim da série.

Queen of tears se tornou o segundo drama com maior audiência da TVN, canal onde é exibido na Coreia do Sul. Perdendo apenas para a obra da mesma autora, que é o aclamado e querido Pousando no Amor. É atualmente o drama que a dramaland em peso está assistindo.

Cheguei a comentar na minha página do Instagram, @estantedaautoraof que se a Hae-in não tiver uma salvação miraculosa nesse drama. Haverá luto coletivo em todo o fandom de dramas coreanos. Acho que ninguém superará a perda dela.

Apesar disso, sigo assistindo. Ignorando o medo de não saber se terá ou não um final feliz, porque a experiencia de assistir uma história tão bem escrita. Semana pós semana é indescritível.

E você, o que você achou desse dois episódios?

Leia as outras resenhas desse dorama:

Rainha das Lágrimas: Uma vida feliz é um final feliz Resenha [Episódio 15 e 16]

*O artigo contém spoiler. Leia apenas depois de assistir os episódios. Hoje eu quero começar esse artigo do final da história para o começo. Quantos anos você tem hoje no momento que lê esse texto? Como você tem vivido? Realizou algum sonho? Pretende realizar? Possui arrependimentos? Medos? Tem família? Não que ter? Como você está…

Rainha das Lágrimas: Amor Milagroso Resenha [Episódio 13 e 14]

*Contém spoilers. Leia depois de ver os episódios 13 e 14. A expectativa pela cura de Hae-in alimentou a nossa curiosidade por 12 episódios. A maioria de quem estava acompanhando o drama passou pelo medo de achar que teria um final infeliz. A questão é que isso ainda pode acontecer e vou falar sobre isso…

Rainha das Lágrimas: Um amor escrito nas estrelas Resenha [Episódio 11&12]

*Esse artigo contém spoilers do episódio 11 e 12. Se nós soubéssemos o dia que partiríamos dessa terra, certamente faríamos cada segundo da vida valer a pena. Desde a comida até o calçado. Do amor até o ódio. Nada deixaríamos para depois. Quando Hae-in desmaia após suas revelações bombásticas, o pensamento dela é um só,…

Rainha das Lágrimas: A queda da Rainha [Resenha 7 & 8]

Foi mais devastador que um tsunami, a descoberta de que absolutamente tudo que o esposo havia feito de bom para Hae-in nos últimos dias, não passaram de estratagemas baratos para conseguir um divórcio amigável, sem prejuízos para ele. Hae-in desmoronou. A gente sabia que isso ia acontecer, mas Hyun-woo não tinha ideia de que ela…

Rainha das Lágrimas: Sem tempo para esperar [Resenha 5&6]

*Esse artigo contém spoilers do episódio 5 e 6. O ditado popular afirma que “a esperança é a última que morre”. Se costuma usar a frase como uma forma de incentivar alguém a acreditar, que a última possibilidade pode ser a que leve ao sucesso. Portanto, não se deve desistir. Mas a verdade oculta desse…

Rainha das Lágrimas: A chama ainda está acesa [Resenha 3&4]

*Esse artigo contém spoilers do episódio 3 e 4. O amor não se enxerga com palavras, mas com ações. No entanto, dependendo das ações, o amor pode parecer inexistente. Por algum motivo, as ações mudaram entre nosso querido casal que começou sua jornada amorosa se dando muito bem. Agora parecem dois estranhos que não conseguem…

Rainha das Lágrimas: O amor acaba no casamento? [Resenha 1&2]

*Esse artigo contém spoilers do episódio 1 e 2. Até o amor mais lindo pode acabar? Rainha das Lágrimas estreou hoje (23/03) na Netflix Brasil, mas está sendo exibida há duas semanas na Coreia do Sul. O drama explora a vida intima de uma poderosa, rica e bem-sucedida CEO chamada Hong Hae-in. Ela comanda com…

Deixe um comentário