Publicado em Novelas Turcas:

Sen Çal Kapimi – Resenha – Episódio 13

Olá,

A resenha de hoje será um desabafo com lágrimas e uma pitada de raiva. O episódio 13 de Sen Çal Kapimi fez e aconteceu com nosso emocional já fragilizado de tantos baques.

As emoções estavam à flor da pele em Istambul. Eda e Serkan que o digam. Experimentaram pela primeira vez o que é estar nos braços um do outro. Tivemos também a adição do Padre Fabio de Melo turco. Selin ficou sem noivo, sem moral, sem ações e sem teto. Engin fez a egípcia e Alptekin quase foi se encontrar com Allah. E nosso querido Erdem, coitado, continuou batendo na porta errada.

Peguem suas flanelas, temos muitos panos para passar no episódio de 13 de nossa novela turca favorita. Nem que seja só para tacar na cara dos que nos fizeram passar nervoso.

Vamos lá!

Selin Abandonada

Senti pena? Não. Ferit teve todos os motivos do mundo para terminar com Selin. Acho que o momento não foi o melhor, mas para quem estava sendo humilhado a conta gotas, um balde de humilhação na noiva não é nada.

O meu problema com Selin toda a primeira metade do episódio é a insistência em ir atrás do Serkan. Em estar perto dele mesmo depois de tudo que havia acontecido. Ela engoliu a seco o pé na bunda e assumiu com coragem os erros que havia cometido.  Palmas para ela.

Selin não culpou Serkan em nenhum momento, ela assumiu a culpa. Mas porque raios, trovões e tempestades ela vendeu 45% das ações para Efe Akman só porque queria ficar longe de Serkan? Ela achou que casando com Ferit e indo embora, cortando relações com a Holding e a Art Life, ela poderia recomeçar uma nova vida.

A questão, no entanto, nunca foi o trabalho com Serkan. Sempre foi o sentimento que ela ainda nutria por ele. Selin cometeu o maior de todos os seus erros. Se deixou influenciar pelos sentimentos numa questão que deveria ter sido vista com racionalidade. Ela vendeu para um desconhecido quase tudo que lhe pertencia na holding. Sem consultar Serkan ou Alptekin. Ela agiu pelas costas deles. Bandida!

Mas Serkan como está na sua era clean. Não a culpa por isso. Eu teria voado no pescoço dela, como eu bem quis fazer, quando Alptekin passou mal e Selin – deu apoio psicológico à Serkan – ficando no hospital. Tudo bem, que ela é amiga da família e tem o tio Alptekin em grande consideração. Mas…

SELIN NINGUÉM TE QUER AÍ, AMIGA. SOME!

Eda e Serkan estão namorando

Graças aos deuses noveleiros a trama de “namorados as escondidas” não durou. Porque era uma baita bobagem esconder que estavam juntos. Não tinha motivos para isso, afinal, Serkan e Eda são adultos e sabem o que querem da vida, não é mesmo?

BEST FRIENDS FOREVER

Eda finalmente conta a verdade às amigas também.  Eu amei como elas a apoiaram incondicionalmente. Como celebraram a felicidade da amiga. Isso é sororidade. Amigas na guerra, na paz, no sofrimento e no amor. Achei essa uma das melhores cenas do episódio.

“Serkan e eu não nos separamos. Na verdade, não era tudo fictício. Houve um contrato, mas com o tempo…”

A reação das meninas para a declaração do Serkan foi incrível. Elas ficaram tão felizes quanto a gente quando ouviu o famigerado “sana deli gibi aşık oldum”. Sim, eu aprendi a frase em turco. Essa amizade é umas das coisas mais preciosas de Sen Çal Kapimi. Nunca falha em trazer um sorriso aos meus lábios.

“Se ele ama você, nós o respeitamos”

Olha, aqui as masterchef

Nós também, queridas, nós também. Mas esse bolo de vocês eu não como nem amarrada.

O Efe tá on

Quando eu soube da adição do ator novo para o elenco de nossa querida série. Eu fiquei pensativa se iria ou não gostar do personagem dele. Quando saíram as primeiras fotos eu tive certeza que ia odiar Efe Akman. Então, ele chegou no episódio. Chegou com sua pose boas vibes, na gentiliza, no molejo, no charme e na beleza.

Eu fiquei de cara no chão. O cabelo pode tá meio estragado, mas a voz? Socorro.

Não é que eu gostei do tal do Efe Akman. Ele se aproximou da Eda, não como eu imaginei que seria. Na verdade, ele está admirado do talento dela, claro que depois, com certeza, vai pensar na mulher com olhos de macho. Porque duvido que não seja assim. Porém, ele chegou com um ar de patrão novo no pedaço. Ele veio cheio de carisma, mas eu espero que o povo da Art Life não debande para o lado do tal arquiteto e abandone nosso robô sozinho no barco.

Efe veio para ficar. Ele está muito inserido na empresa para ser um personagem passageiro. Ele ficará alguns episódios. Causando mini passamentos em nosso querido Serkan Bolat. Porém, não quero que seja por pirraça, quero que realmente ele desenvolva um sentimento genuíno pela Eda.

Ele tá treinando corrida para dar no pé quando o Serkan quiser tirar o couro dele.

Assim eu poderei odiar ele. Porque eu simplesmente tenho aversão a triângulos amorosos, mas estou sentindo falta de odiar alguém com todas as minhas forças. Efe chegou com essa possibilidade, então, estou aqui para isso.

Não briguem comigo. É porque assim como Serkan Bolat eu sou fã do caos, ao menos no mundo fictício. Uma história sem uma bela trama de ciúme, sem um casal estremecido aqui ou acolá pelas complicações da vida, não rende. Não rende, minhas queridas.

A melhor parte de todas as brigas são as reconciliações. Então, Efe Akman ponha lenha nessa fogueira. Deixa arder!

Me ajuda a te odiar, Efe Akman. Seja um ranço!

Uma grata surpresa

Quero aqui deixar um espaço especial para a grande e inesperada surpresa desse episódio. A relação entre Eda e sua secretária Leyla. Quem viu o episódio no ao vivo, sem ter ainda a legenda se surpreendeu com o abraço apertado que ela deu ao patrão. Foi algo tão espontâneo e genuíno que certamente te comoveu.

Momento soft 😭❤️

Sabemos que Leyla é quem nos proveu a descrição de Serkan Bolat no começo da série. Ela disse quem ele era para nós e para Eda, o que desencadeou o lindo apelido “Robô”. Além disso, se você lembrar comigo Serkan a demitiu no primeiro episódio e ela chorou de emoção. Ela ficou super feliz de ter sido demitida, porém quando Eda vai à empresa ela a encontra ali. Como se nada tivesse acontecido.

A gente sempre pensou que não havia outra secretária para substituí-la, mas a verdade é que nem ela e nem Serkan queriam que esse vínculo empregatício terminasse. Além de Eda existe apenas uma mulher que conhece quem é Serkan Bolat de verdade e essa mulher é a Leyla.

Não adianta fazer essa cara, a gente sabe que tu é legal, Serkan.

“Sr. Serkan. Seja o que for, ainda quero trabalhar com você. Ano passado quando eu fiz uma operação, você ligou mesmo ocupado e perguntou o que eu precisava. Você trouxe os melhores médicos para mim. E também este homem misterioso que ajudou a pagar os estudos da minha irmã. Eu sei que foi você. Todo o escritório sabe. É bom que temos você.”

Ele nunca foi um robô sem coração. Leyla nos deu uma visão tridimensional de um homem que sempre se escondeu atrás de muralhas, mas que as vezes abria os portões do coração para que seus sentimentos fossem liberados. Ele ajudar financeiramente à irmã de Leyla no anonimato, mostra que ele não queria que sua máscara de patrão insensível caísse. Era seu escudo de proteção, na época. Era assim que ele lidava com os sentimentos.

Agora podemos entender que se o barco da Art Life e da holding naufragarem, Serkan pode contar com uma pessoa para ajudá-lo a sobreviver no mar. Essa pessoa é a sua assistente Leyla.

 Os cancelados do episódio 13

Aydan, Ayfer e tio Apltekin o trio que está no topo da nossa lista de assassinatos atacou-nos na jugular. Esses três juntos explodem Chernobyl. Eu não sei quem eu odiei mais nesse episódio. Acho que o tio Apltekin nem quase falecendo me trouxe empatia.

O surto da tia Ayfer é o meu surto se o casal real for real mesmo.

A atitude covarde e cruel de lançar sobre o filho toda a carga de um erro que não o compete de forma alguma. Foi um golpe baixo imperdoável. Ele deveria se dirigir à Eda, ou como bem pontuou algumas pessoas na timeline do tuiter. Alptekin deveria ter dito ao dois.

Dizendo ao Serkan, ele simplesmente enfia uma estaca no coração do filho. Sem falar que Aydan ainda fanfica em sua cabeça maluca que Eda quer se vingar. Como bem disse minha querida amiga, Deia, Serkan é órfão de pais vivos. Eles não se importam com os sentimentos do filho.

Eu e as minhas amigas do fandom comemorando aos prantos. Porque a gente chora por casal assumido mesmo.

A crueldade desse ato egoísta de Alptekin, colocou Serkan entre a cruz e a espada. Se pensarmos claramente. Se ele contar imediatamente a verdade para Eda, ela vai ficar devastada e furiosa. Mas, se, ele demorar a contar e ela descobrir por outra pessoa, ou por conta própria será ainda pior.

Resumindo, Tio Alptekin eu odeio o senhor com todas as forças do meu coração.

Pontos baixos

É impossível não falar disso nessa resenha. A edição do episódio deixou a desejar. Cortes abruptos, transições inexistes e falta de coerência na sequência de cenas. Sabemos que a produção trabalha incansavelmente para trazer o melhor conteúdo a cada quarta feira.

Temos noção do esforço, da dedicação e seriedade no trabalho de todos. Desde o elenco até quem está por trás das câmeras tem mostrado empenho e entusiasmo. Infelizmente, por algum motivo, a edição do episódio 13 ficou aquém do esperado. Há muitos momentos que podemos destacar como exemplos desse problema.

A cena de transição entre Eda e Serkan conversando à noite. Para a cena em que Selin aparece na porta de Serkan foi tão rápida que eu me confundi. Achei que ainda era de noite. Foi muito rápida, porém, além de ser rápida não teve uma composição bem elaborada.

Serkan liga para Eda de noite, sentado na frente da mesa de escritório da casa dele, os dois se despedem. Então, acontece a cena de transição que dura exatos cinco segundos (Sim, eu contei, porque aqui a gente mata a cobra e mostra o pau). É tão rápido que você pisca e já amanheceu o dia, ele ainda está na mesma posição de antes. Então, chega a Selin dizendo “Serkan, desculpe, chegar à essa hora”.

Você tem um bug mental de mais ou menos dez segundos tentando entender o que aconteceu. Se isso foi complicado para nós que vemos a série sem entender o turco, imagina para quem está vendo e compreendendo tudo? As nossas amigas da Turquia estão certas em reclamar da edição.

A sequenciação é importante para que haja visualmente uma clareza no enredo. O roteiro é encenado, as cenas são colocadas em ordem cronológica, indicando o tempo e o lugar onde se passam os eventos. Sempre seguindo de forma coerente. Isso não aconteceu na primeira meia hora de episódio.

Algo que quero pontuar também, e não tem nada a ver com a edição, mas algo que me incomodou no roteiro desse episódio. É a falta de importância de Eda no momento mais importante na vida de Serkan. Por que Selin tinha que estar no hospital com Serkan e Eda não?

Ela estava em casa ouvindo música, fazendo nada da vida dela. Eda não é uma personagem qualquer na trama, ela é a protagonista. Ela precisa estar onde a ação acontece. Então, na minha opinião, Serkan deveria ter ligado para Eda sim e ter dito onde estava. Eda iria ao encontro dele, encontraria Selin e teríamos a primeira e mais significativa torta de climão do episódio.

Eda poderia até não entrar no quarto para falar com Alptekin porque Serkan e ela ainda estavam escondendo sua relação, mas ao menos, Eda estaria ali para apoiar Serkan. A cena da Selin com ele no hospital deveria ter sido da Eda. Senti muita raiva daquilo, fiquei enciumada com meu casal? Fiquei. Fazer o que?

Para finalizar esse tópico, vou dizer dois pontos positivos nesse episódio que diz respeito à edição. A cena em que Serkan e Eda contam para seus respectivos parentes que estão juntos. A edição foi bem dinâmica e interessante. Arrasou!

A outra cena que eu gostei foi a “cena de amor” de Eda e Serkan. Mas essa eu vou tratar com mais detalhes no último e mais fofo tópico dessa resenha.

A primeira vez de Eda e Serkan

Para quem ainda tem dúvidas vou começar logo sendo bem clara: Eles fizeram sexo. Sim, você não viu, eu não vi, mas eles fizeram. Eu vou dizer que a coisa que eu mais amo em Dizi é falta de cenas de amor. Elas não existirem do modo convencional, me faz lembrar o quanto eu amo as tramas latinas e suas cenas escandalosas. Seus beijos calientes e suas cenas tão cheias detalhes que nos deixam vermelhas de vergonha.

Odeio lençóis.

Mas aqui estamos falando de um casal tabela periódica. Mesmo sem nenhuma indicação de que haveria uma noite quente entre Eda e Serkan. Nossa dupla de atores favorita entregou uma cena sensual de alto nível. Digna de ser chamada de preliminares.

Antes de entrarmos nesse mérito, quero parabenizar a edição por nos dar uma cena delicada, romântica e mágica entre Eda e Serkan. Eu sempre elogiei a trilha sonora de Sen Çal Kapimi. Ela é muito moderna e sai um pouco do tradicional das tramas turcas. Ela explora outras línguas e gêneros.

A escolha de Bones de Amir Ofir, Samuel Shrieve e Rinat Arinos, já colocava o público no “mood” para a cena romântica que veríamos. Músicas são poderosos instrumentos fomentadores de sentimentos. Metade do que a gente sente quando assistimos uma cena de amor está inteiramente ligada com a escolha musical. A outra metade com a cena atuada.

Eu nunca pensei em Gold como a música da cena de amor de Eda e Serkan. Ela não tem um apelo emocional forte, não combinaria com um momento que foi escrito e esperado para ser algo inteiramente em câmera lenta.

A maioria das cenas de amor são em velocidade inferior ao normal. Para imprimir a sensação “de prazer” na mente de quem está assistindo. Sempre focam no rosto dos atores, nas expressões de satisfação, desejo e antecipação pelo que vai acontecer.

Eu já disse que odeio lençóis?

O meu episódio favorito dessa dizi é o episódio cinco, onde toda a trupe viaja para Antalya (Um dia falo porque ele é o meu favorito aqui no blog). É nesse episódio que toca pela primeira vez “Who Do You Love” de Marc Lane. A cena é uma das mais bonitas da dizi, Eda e Serkan nadando juntos na cachoeira. Compartilhando um momento mágico e íntimo juntos.

Lembro que quando essa cena foi mostrada no fragman todos pensamos que Eda e Serkan se beijariam naquela cachoeira. A vontade de beijar estava ali, mas não aconteceu. A vontade de muitas coisas estava pulsando nos dois naquele episódio, mas nada aconteceu. Foi como se a música e o cenário natural tivessem sido desperdiçados.

Essa música tocou nos dois momentos mais íntimo de Eda e Serkan. O banho na cachoeira e a cena de amor. Apesar de muitos acharem que Gold é a música do casal por sempre surgir nos momentos mais quentes dos dois. Apesar de termos a linda canção que conta a história de Eda e Serkan na voz de Basak.

Eu diria que Who Do You Love é a música do AMOR deles. “Sem mais surpresas, sem mais jogos. Muitos heróis foram perdidos ao longo do caminho”. Eda e Serkan trilharam um longo caminho juntos. Brigaram, gritaram, Eda deus uns tapas merecidos em Serkan e ele também a fez chorar algumas vezes.

Na brincadeira de dizer que faziam tudo por conta de um contrato, como bem disse Serkan, eles estão atrelados um ao outro como algemas invisíveis. “Quem você conhece? Quem você ama?” Eles sempre se perguntaram isso.

Quem é Serkan ou Eda? Eda passou mais de dez episódios achando que Serkan amava Selin. Serkan passou o mesmo tempo achando que ela nunca o veria com olhos de amor.  “Quando você está aqui eu não quero que essas lágrimas prevaleçam. Se você não estiver por perto, não vou conseguir dormir”. Se há uma coisa que prevalecerá será o amor que eles concretizaram nessa noite.

Ainda bem que foi antes de Serkan saber a verdade. Duvido que ele conseguiria fazer amor sabendo do que o pai dele fez para a família da Eda. Aliás, uma salva de palmas para Serkan Bolat por atrair sua linda e sedutora namorada para uma casa onde ninguém poderia interrompê-los.

Acho que a casa onde Serkan e Eda passaram a noite era a casa onde Serkan morava antes de se mudar para a mansão dos Bolat. E pelo que Leyla fala, todas as vezes que ele saia sem avisar para onde, ele ia para aquela casa. Lembram que eu disse, que só havia uma mulher que conhecia o verdadeiro Serkan Bolat além da Eda?

Leyla como fundadora do fandom – recordem que foi ela que levou Eda para tretar na sala dele no episódio um – fez seu papel e deu o endereço do ruivo para sua namorada. Não fica claro se foi intencional aquela briga descabida entre os dois pombinhos. Eu quero acreditar que foi premeditado aquele surto de Serkan Bolat.

Eda acreditou que se desentenderam de verdade e foi atrás dele porque não gosta de brigar pela metade. Serkan viu que ela chegou de longe e se aproximou da porta com aquela cara de robô enraivado. Eda sorri para ele porque está envolvida pela dança mágica daqueles lençóis e porque percebeu que tinha caído numa armadilha.

Serkan e Eda não conversaram sobre a discussão que tiveram, não falaram sobre planos para o futuro. Eles apenas se amaram. Mas Serkan sabia, mesmo antes de passar a noite com Eda, que ela era a mulher da sua vida. Tudo o que ele disse no café da manhã já tinha sido preparado antes e não seria desfeito por conta de uma briga boba.

Eu queria que tivesse tido um diálogo nessa cena e teve porque a Hande fala alguma coisa. Eu quero acreditar que ela disse “Você me trouxe aqui com alguma intenção, Serkan Bolat?” Ele faz aquela cara de inocente bandido e a beija. Aliás, por que não vimos um beijo nessa cena? Por que censurar numa edição de vídeo as cenas desses atores?

Eu fico com aquela sensação esquisita de que estamos vendo uma novela muito boa, com um casal perfeito, mas que por algum motivo misterioso é tolhido de todo o conteúdo que podem mostrar.

Resta a nós apenas torcer para que nos próximos episódios, essa tesoura seja sequestrada da mão do editor e ele possa trazer cenas mais completas. Tem como fazer isso sem ferir as leis que regem a teledramaturgia turca. Tem muita coisa que poderia ter sido mostrada.

Será que é tão hot uma cena de Eda e Serkan acordando juntos na cama depois da sua primeira vez? A Eda acorda, dorme, acorda, dorme de novo. Ia ser uma cena hilária a ver despertar nos braços do Serkan daquele jeito que ela sempre faz. Por que não tivemos isso?

Esses atores merecem que seu trabalho seja mostrado na integra. Se não puder ser na televisão turca, que seja na internet. A série é popular mundialmente, por que não usar isso em seu favor? Acho que até eu pagaria para ver cenas sem cortes de Eda e Serkan.

Agora é a sua vez… o que você achou do episódio? Quais os pontos positivos e negativos para você?

            Até mais!

Agradecimentos:

Equipe ATB

A todas as minhas amigas do instagram Estante da Autora. Um beijo, um cheiro e um Serkan Bolat para vocês!

7 comentários em “Sen Çal Kapimi – Resenha – Episódio 13

  1. Olá querida,eu concordo plenamente com todo o seu texto.
    Parabéns por nós presentear com um texto tão rico em detalhes e tão bem elaborado. Adoro ler os textos que você faz.obrigada

    Curtido por 1 pessoa

  2. Oii… Amo seus textos. Sempre me ajudam a ver as coisas de outro ponto de vista. Reconheço todo o esforço deles, pra esse episódio, não é fácil fazer toda semana um filme. Entendo tudo isso. Mais fiquei bem desapontada, achei um episódio com cenas muito aleatórias, principalmente a cena da Selin chegando na casa do Serkan, só fui entender que ela não chegou quando a Eda e o Serkan desligaram o telefone, quando eu vi a legenda, geralmente essas situações com passagem de tempo, não precisa de legenda pra entender. Também queria que a Eda tivesse aparecido no hospital pra dar suporte pra ele. Também não entendi, em que parte se encontraram pra chegarem juntos no escritório. Achei incrível o fato de o Serkan ter dado os créditos pra Eda da mudança de comportamento dele. Por ele ter reconhecido que entendia o lado da Eda, com o excesso da presença da Selin. E não entendi também o porque da briga deles, claro que o dia inteiro a Eda foi bombardeada com comentários infelizes sobre casamento, universidade e por fazer só parte do trabalho e ir embora, mais o Serkan ter ficado com ciúmes porque ela comentou que ia pra Itália, e ter ido embora e deixado ela pra trás, não entendi foi nada, e depois quando chegaram na casa não conversaram, amanheceu o dia e eles já estavam na mesa, tomando café, sempre é muito legal eles acordando juntos, aquele deley que ela tem pra acordar, eles cozinhando juntos. Mais enfim, acredito que também pela demora do fragman eles estão bem empenhados e em função das cenas do próximo episódio. Mais apesar dos comentários negativos, tiveram também cenas maravilhosas, as cenas na Leyla com Serkan quando ele chegou do hospital e ela abraçou ele, me emocionei. E depois ele estava preocupado com o Efe não só por causa da Eda, mais por ele talvez ser um chefe melhor que ele pros funcionários, ver a Leyla demonstrando gratidão, foi uma cena muito especial, e a cena que também amei foi eles indo embora juntinhos, decididos que o jogo tinha termina e que iriam se assumir.
    E sobre os pais e a tia não quero nem lembrar. Porque foi uma piada de mau gosto o que fizeram. 🤦🏾‍♀️

    Curtir

  3. Oi tudo bem? Estou assistindo pela HBO Max, os episódios tem cerca de 40 min cada, como faço pra saber qual episódio da HBO Max equivale aos episódios que vc fala no blog. Por exemplo o episódio 13 da HBO não é o mesmo que vc comentou. Vc consegue me ajudar?

    Curtir

Deixe um comentário