Publicado em Novelas Turcas:

Ask Mantik Intikan – resenha – Episódio 20

Olá,

Ozan foi ao fundo do poço, mas não foi sozinho. Levou Cinar junto com ele. A Milenyum Soft despencou do alto no momento em que Ozan foi destituído do poder. Mas voltar a empresa, agora com toda a proteção de que não será traído novamente. Não foi a maior conquista de Ozan, e sim a Esra ter terminado com Çinar.

É amadas, quem cava a cova para os outros, destrói os corações. Vamos à resenha de mais um episódio muito babadeiro de Ask Mantik Intikan.

O macete do Hacker

Ozan pode ser uma anta no que diz respeito a relacionamentos amorosos, mas quando o negócio é trabalho. Ninguém consegue ser melhor que ele. Arif bey, o investidor do aplicativo de Ozan. Que ajudou-o a abrir a empresa através de seu dinheiro. Nunca em nenhum momento assumiu esse negócio, só recebeu os dividendos.

Ou seja, ele é rico porque os outros trabalham como burros de carga para ele. Ele ganha em cima desses investimentos que ele faz. Ele não tem ideias geniais, ele investe nas ideias dos outros e lucra em cima disso. Arif bey pode entender de onde enfiar a grana dele, mas não sabe separar trabalho de vida pessoal.

O que tem a ver a vida de casados entre Çagla e Ozan, com a empresa que sempre deu muito dinheiro a ele? Arif bey tomou para si uma vingança descabida – e depois dizem que os filhos não refletem a educação de seus pais – Arif bey é tão obcecado quanto seus filhos.

Sim, tanto Çagla como Çinar são pessoas que acham que podem ter tudo que querem. O problema é que Çagla desenvolveu um problema psicológico, e Çinar é mais como o pai dele. Não vejo ele sendo alguém que irá precisar de uma terapia para acertar os ponteiros de seus sentimentos. Entende?

Çinar indo atrás do Ozan foi muito coragem e humildade. Obrigada, Çinar. E agora como que eu faço com meu sonho de te ver vilão, animal? Meu deus!

Mas tudo isso vem dessa criação hiper protetora dada por Arif bey. Por exemplo, ainda no hospital ele foi para cima do Ozan culpando-o do que havia acontecido à Çagla. Se fosse uma pessoa de cabeça fraca, Ozan teria se sentido culpado pelo acidente. Talvez fosse até manipulado a ficar com Çagla para que ela não infligisse em si outra situação como essa. Não é assim que pessoas surtadas fazem para se manter dentro de relacionamentos com pessoas que não as amam mais?

Ozan manteve-se firme diante de sua decisão em continuar com o divórcio. Para alguma coisa serviu esse jeito tão implacável de Ozan. Vimos como ele tratou Esra quando achou que ela havia enganado ele. Como ele dificultou a vida dela quando Esra foi trabalhar na empresa. Ozan quando quer ser escroto, ele arrocha!

Então, mesmo que tenha se preocupado com a situação de Çagla, afinal, ela era como sua amiga. Ele não mudou seu pensamento em relação à separação. Haveria divórcio, Çagla querendo ou não. Nesse ponto entra o pai da Çagla reconhecendo a instabilidade emocional da filha e assumindo para si a missão de acabar o casamento.

Ele tomou uma decisão que ela não tinha condições de tomar. Ele pegou as rédeas da vida da filha, de alguma maneira também fez o mesmo com o filho. Lembram quando Çinar veio de viagem jurando que o pai ia dar o dinheiro para ele abrir seu próprio negócio, mas o pai meio que obrigou ele a trabalhar na empresa como estagiário. Ou seja, ele sempre de alguma forma manteve os filho dentro de suas rédeas.

Bom, até que eles escapassem de suas mãos, fazendo tudo diferente do que ele havia planejado. O problema, é que um deles, a Çagla, está doente. Mas o velho Arif não admite que ela seja a pessoa errada no casamento. Ele vê como responsável pelo que aconteceu somente o Ozan.

Arif não sabe que o casamento era para ser apenas no papel. Não sabe que a filha prejudicou a empresa de propósito. Ele não sabe que a filha tentou matar a Esra e chantageou-a. Ele não sabe que a filha voltou com o seu ex-tóxico. Ele não sabe da missa a metade. Se ele soubesse me pergunto se iria chegar tão longe nas suas retaliações à Ozan.

O fato é que nesse episódio vinte ele se aproveitou da boa fé de Ozan. Quando ele assinou os papeis e meio que ficou na mão de Arif bey. Ozan confiava tanto nesse idoso, o respeitava tanto que mesmo as condições no contrato, sendo desfavoráveis a ele, Ozan ainda assim assinou-o. Ozan nunca pensou que o poste ia mijar no cachorro.

Adulando a surtada.

E isso aconteceu. Ele perdeu, carro, casa e até suas contas no banco foram bloqueadas. Tudo porque estava conectada a empresa. Porém, entretanto, todavia. Assim como Ozan estava preso a esse contrato e tudo que ele tinha podia ser tirado dele, se caso o novo CEO quisesse assim. A empresa também estava conectada a ele. Saindo, quem poderia socorrer o aplicativo, se não aquele que o criou?

Isso o velho Arif, nem Çinar poderiam prever. Veja, Arif bey deixou tudo nas mãos de Çinar e continuou cuidando de sua empresa de investimentos. Foi como se ele tivesse comprado o brinquedo e dado para o filho dele brincar.

Um cara que não sabe nada de tecnologia, nem de programação, nem sequer tem a confiança das pessoas que se uniram a eles no aplicativo. Cinar não tem credibilidade enquanto CEO. E a credibilidade vale mais do que números, vai por mim. Çinar não tem moral, tudo que conquistou foi porque o pai colocou o dedo em cima. O aval.

Ele se tornou diretor, passou a cargo de chefia, porque exigiu isso de seu pai. Ele se tornou CEO num golpe traiçoeiro do pai contra Ozan. Ou seja, ele não chegou onde está por mérito ou esforço. Ele chegou porque é herdeiro. Filho do dono. Só.

Como confiar em alguém que assumiu um posto do nada? É claro, que com a saída de Ozan as ações iam cair. As empresas tirariam suas lojas do aplicativo. É claro. Afinal, as pessoas usavam o app porque Ozan as convenceu a usar. Porque ele tinha uma relação empresário/cliente muito boa.

Foi Ozan que conseguiu tudo, não Çinar, nem Arif bey. Não é somente o fato da programação do aplicativo funcionar porque Ozan sabe onde estão os locais frágeis do sistema. Não, a empresa como um todo depende dele porque Ozan é a pessoa que dá nome ao serviço. Ele tem a credibilidade.

Tanto que, mesmo ele perdendo tudo, ainda conseguiu criar um novo aplicativo. Seus funcionários fiéis foram com ele para essa nova empresa, sem nem saber se iriam ter um salário. Eles seguiram Ozan. O seu patrão, como eles dizem. Todos aqueles jovens são pessoas dispostas a aventuras, ao novo e não tem medo de desafio. Eles acreditam em Ozan, mesmo com tudo indo contra ele.

Çinar um patrão muito bom.

Enquanto Çinar pressionado soltava cachorros em cima dos funcionários, presumindo e acusando-os de querer prejudicar a empresa como represália à saída do patrão. Ozan recebeu seus funcionários com entusiasmo e energia no novo escritório improvisado. Çinar, então, se deparou com uma crise sem precedentes.

Ele jurou que seria capaz de sentar na cadeira de CEO e cuidar da empresa, afinal ela era de “seu pai”. Só que quem nasceu para ser lua, nunca será sol. Çinar depois dessa derrocada, teve que ir contra seu pai, admitiu que o plano foi um fracasso e chamou Ozan de volta. Mesmo contra a sua própria vontade. Ozan retornou à empresa, para seu cargo de sempre e ainda colocou Esra num cargo de chefia. Ou seja, ela teria que ser subordinada apenas à Ozan.

Então, mesmo depois de toda essa humilhação Ozan teve a volta por cima digna de sua perseverança. Só que… nem tudo deu certo para ele.

Passando pano para a Çagla?

Çagla está mentalmente desequilibrada, mas como eu já comentei aqui sua família está sabendo disso, mas está achando que é uma coisa simples de resolver. Não, a situação está muito péssima e eles estão colaborando para essa condição piorar. A começar por Çinar que encobriu a falta da irmã.

Assim como o pai dela seu Arif, que está tratando-a como uma criança rebelde. Dando ordens e tentando controlá-la como um bicho. Só que o trem já desencarrilhou. Çagla não está mais em seu juízo. As falas dela denotam que ela não ama o Ozan, ela está obcecada por ele. Ou seja, Ozan tem todo direito de pedir o divórcio, afinal, a pessoa fora de controle é ela.

“Tudo aconteceu por sua causa. Minha filha quase morreu, você arruinou completamente o equilíbrio dela. Eu acabarei com você, Ozan, está me ouvindo? Eu vou acabar com você. Vou tirar absolutamente tudo de você. Você ainda irá sentir saudades dos velhos tempos.” Episódio 20

Mas tanto seu pai como seu irmão estão, de alguma forma, reforçando esse comportamento quando passam pano para as loucuras dela. Ozan acaba saindo de vilão, quando, na verdade, a pessoa que realmente não vale nada é a Çagla. Vimos o surto dela durante o episódio.

Çinar não se deixe contaminar, meu filho.

A empresa caindo aos pedaços e ela gritando com todos os funcionários e pressionando a Esra sem mais nem menos. Desequilibrada é assim que está Çagla. Até o boy bandido com quem ela está saindo nas escondidas percebeu isso e se preocupou. Mas ela segue sendo tratada como se estivesse fazendo coisas comuns.

Çinar, por exemplo, sabe do que a irmã é capaz de fazer, brigou com ela porque Esra pediu demissão, mas por tudo que Çagla já fez. Ela não deveria nem estar mais na empresa. Portanto, ao invés de ajudarem, a família de Çagla está prejudicando-a e muito.

O episódio terminou com ela armando outra. A gravidez. Ela passou o episódio inteiro dizendo que ia conseguir evitar o divórcio e de fato no dia antes, ela já tinha em mente algo. Então, eu me pergunto. Será que ela realmente está grávida? Antidepressivos, bebida, acidente de carro que quebrou um braço dela, quer dizer?

Tem como um bebê de semanas sobreviver a algo assim? Não sei. E se ela não estiver grávida? Se ela falsificou um exame? E se ela fez isso, podemos contar com a ajuda do Mert para desmascará-la? Não, e se ela realmente ficou grávida? Minha nossa, pobre dessa criança.

Eu não sei bem o que pensar do Mert. Ele é interesseiro, obcecado na Çagla ou realmente sente algo pela doida? Não sei. Se ela estiver grávida isso será um problema muito grande e meio que vai desconectar ela do seu propósito de vilã dentro do enredo da dizi.

Então, eu acho que é mentira. Mas se for verdade minha nossa senhora das bicicletinhas sem freio.

As estrelas do Tik Tok

Tia Zumrut e Tia Menekse finalmente alcançaram o estrelato sendo quem elas são. Duas surtadas barraqueiras. Eu adorei como em mais um episódio eles intercalaram bem os dois núcleos. Dessa vez as duas senhoras subiram juntas um degrau inimaginável para ambas a essa altura do campeonato.

Elas viralizaram na internet, se tornaram um sucesso instantâneo. O que eu gosto de AMI é que a família deles, não vivem em função deles. O núcleo do bairro tem seu próprio enredo que nem sempre se encontra com o principal, e o melhor de tudo, sem parecer tão chato.

Qual o arroba delas? Quero seguir!

No começo elas implicavam por causa dos filhos, quando a união das famílias se tornou inevitável, então as birras das duas precisavam continuar de alguma maneira. Então, eles fomentam isso criando situações para que elas disputem entre si. Menekse e Zumrut são como irmãs que se amam, mas brigam mesmo assim.

Eu gostei de ver por onde está indo a trama delas. Espero que mais coisas legais aconteçam com elas. Eu me divirto horrores com essas duas senhoras. Por exemplo, Zumrut sem memória doou todas as pulseiras de ouro que tinha. Não sabia nem para quem havia doado. Achei tão divertido isso.

O lado cômico dessa dizi é perfeito. Nota 10.

Uma escorregadinha não faz mal

Vamos falar de nosso casal agora.

Eu disse resenha passada porque Çinar não conseguiu conquistar a Esra. Até aí eu tinha me desenrolado bem na hora de argumentar sobre a vilania do loiro. Porém, eu não estava preparada para que ele aceitasse o fim do relacionamento assim de boas. Isso me quebrou de muitas maneiras.

Porque eu realmente estava torcendo para que ele fosse vilão, para que ele fizesse aqui e acolá algumas coisas mais pesadas. Só que o homem realmente começou um processo de “redenção”. O problema do Çinar é realmente com Ozan, quando ele está com a Esra ele amansa.

E é um tal de chuta o balde e busca o balde. Já estou com ranço desse balde.

Ele acha que a ama como um homem ama uma mulher, mas talvez seja um amor como a Esra descreveu na hora de sentenciar o fim do breve namoro. Um amor de amigo. Eles são amigos. Um friends to lovers que não rolou porque Esra está arreada dos pneus pelo calhambeque dela.

“Eu estava mais feliz quando éramos amigos. Eu te amava muito mais assim. Pensei que daria certo. Não deu, mas eu assumo a culpa por tudo.” Episódio 20

Çinar não foi um toxico ex-namorado. Também não tinha nem tempo, ele perdeu a namorada e o resto do dia perdeu quase toda a empresa. Foi um dia de cão na vida dele. Só que, ele aceitou, ele não se opôs, nem insistiu em tê-la com ele. Mas fez uma coisa que me deixou pensativa. Veja o que ele disse para Esra:

“Um dia você vai entender que sou a pessoa certa. Espero que não seja tarde demais.” Episódio 20

Na lógica, Çinar realmente é o boy certo. Não cometeu um deslize sequer. O bicho só virou o cão com o ex- amigo que “enganou” ele. Não contando que Esra era sua ex-esposa. Isso desencadeou um instinto animalesco alfa caçador no Çinar e se iniciaram as disputas. Tudo começou a desandar para o lado do Çinar e Ozan nesse ponto.

Mas não posso aqui me fazer de doida e dizer que Çinar não é o cara certo. Ele é. Então, por que a Esra não conseguiu sentir nada por ele? Eu expliquei na resenha passada que Çinar não soube conquistar a mulher que ele amava. Não é só porque ela amava outro já. Ele não conseguiu imprimir o tipo de homem que Esra gosta.

Parceirinho de trabalho

Çinar era um cachorro raivento para cima do Ozan, mas com a Esra abanava o rabo demais. A gente viu que esse tipo de postura não era interessante o suficiente para ela. Então, de um ponto de vista de conquista. Ozan pode ser meio doido, mas ao menos ele é um cara mais decidido.

Essa é uma análise de fora. Como telespectadoras vemos as relações entre os personagens com uma visão tridimensional. Ozan é o cara errado por ser e ter sido um galaseca com a Esra, mas possui todas as atitudes certas de conquista para uma mulher como ela. Ele tem, além disso, a vantagem de ser o homem que ela ama.

Ozan é um filho da mãe sortudo. Essa é a verdade.

Çinar ai todo loirinho gatinho não-tóxico para Esra pegar e ser feliz. E ela correndo para tomar de volta para si o balde que ela vive chutando para longe. É uma coisa que não dá para entender, mas a própria tia Menekse bem descreveu o amor.

“Essas coisas não funcionam se você forçar. O amor é como um intruso. Ele vem e não quer mais ir embora. Você se esquece de tudo.” Episódio 20

A tia Menekse podia ter casado com um homem que não fosse avoado do juízo. Um homem com um emprego de carteira assinada, com direito a aposentadoria e tudo mais. Um homem, que pela lógica, seria o cara certo para garanti-la um casamento longevo e sem tantas dificuldades.

Mas ela se apaixonou pelo professor Utônio turco. Então, o amor não segue a lógica que o mundo mais consciente e racional que a gente vive conhece. Não, amadas. A gente vai se apaixonar por quem não vale um centavo. Vai sofrer, vai chorar e como disse a saudosa Marilia Mendonça “Todo mundo vai sofrer”.

No amor, então? É onde a gente mais se machuca, porque a gente se permite muita coisa quando a gente ama. É como se realmente tivesse um visitante que não quer mais sair de dentro da nossa casa. É mais ou menos assim, não? Ozan é esse estranho visitante que Esra tenta mandar vazar, mas não consegue.

Essa foto tem som. Dá para escutar direitinho os latidos da cadelice do Ozan.

Ele sempre acha um motivo a mais para permanecer dentro do coração dela. Foi o que aconteceu nesse episódio. Tem vezes que não precisa sequer inventar uma desculpa para prolongar a estada, as vezes, o próprio anfitrião que inventa histórias. Esra tinha que largar a empresa e ir correndo ajudar o Ozan? Não.

Ela fez por seu bem, para se ver livre da louca da Çagla, e também porque queria ajudar Ozan. Ela foi de mala e cuia para essa empreitada. Os dois trabalharam juntos e tiveram momentos que eu penso ser tipo, aqueles que eles deveriam ter tido naquela época da construção do aplicativo, sabe.

Eles não souberam ser um casal de verdade. Agora, depois de tantas idas e vindas. Tantos desgostos de ambos os lados. Eles parecem ter compreendido o que significa a palavra parceria. Mesmo separados, eles estão lutando pela felicidade um do outro. Só que Ozan não quer apenas Esra como uma parceira de trabalho, ele quer ela como parceira de vida.

E nisso, eu tenho que elogiar esse macho. Ele é perseverante. A Esra estava ali do lado dele e o homem não se continha. Tinha que pegar na mão, cheirar no cangote e ficar olhando como se a tirasse a roupa dela. Faltou essa sem vergonhice no Çinar. Oh, meu loiro tu num era pegador, não meu gato? Enfim, hipotenusa.

Então, o nerd entende dos macetes do amor, mas o loiro, não? Eu amo como as Dizis viajam na maionese quando querem desenhar um personagem para a gente. As vezes, eles simplesmente perdem a linha de coerência e se perdem no rolê. Eu já me acostumei com isso e pontuo mais para achar graça do que para criticar.

Já estou vacinada para essas doidices.

Ozan é nerd só no diploma dele de TI na estante do quarto. De resto o homem destoa completamente do estereótipo. O que é bom para ele enquanto personagem, não é coleguinhas? Porque se ele fosse mais pateta do que ele já é, a gente estaria com Deus tem muito tempo.

Eu amor imaginar como foi a vida deles de casados. Porque Ozan era meio pastel, não acham? Mas ele sabia ser um bom marido para a Esra. Errou em não valorizar, ou até mesmo prestar atenção mais na esposa. Errou. Só que Esra o amava e ainda o ama. Então, Ozan não foi um filho da mãe a vida toda.

O Ozan é um golpe muito bom. Menina, eu caia na hora.
A Esra tá igual o meme “Foi com Deus agarrada no pé do anjo”.

Teve coisas boas nesse casamento. Como eu sou fanfiqueira, eu acredito que Ozan era o MARIDO, se é que me entendem. Menina, e eu posso provar minha teoria, porque eu gosto assim. De matar a cobra e mostra o pau. Esra não consegue segurar a pose com o Ozan. Ele fica dois centímetros dela, a mulher se treme todinha igual um pincher. Eu acho isso muito coisa de quem ainda está sonhando o que não presta com um homem casado.

Eu amo e não julgo. Ozan é muito gato e a Esra não pode piscar que o macho, tá em cima dela pronto para o acasalamento. Eu morro lentamente com eles dois. E teve um tempo que eu jurei a mim mesma que não veria mais a Dizi. Eu devia estar de tpm, perdão AMI.

Eszan serve demais. É muito casal turco cheio de problemas para resolver. Um casal que não fica junto, porque o cão atenta. Mas continua se amando apesar de tudo. Eu acho chique e essa energia caótica fica excitante a cada episódio. Parece que, e talvez você até concorde comigo, a dizi está no carrinho de uma Montanha Russa.

Está acelerando subindo, descendo, rodando de cabeça para baixo, curvando e subindo, e descendo em alta velocidade. Nesse episódio vinte, por exemplo, as coisas evoluíram para um acerto entre Esra e Ozan. Eles entraram em armistício.

Todos voltaram para a empresa no fim do episódio e aquela dinâmica que conhecemos voltou a existir. Só que… o amor deles dois segue nessa corda bamba. Não sabe se vai ou se fica. Se equilibra ou cai. Tudo piora porque Ozan consegue sempre trazer Esra para a bolha do amor, só para espocar a bolha bem na cara dela.

Veja,  o que aconteceu nas vésperas do divórcio com Çagla. Ozan que ainda está pobre e está vivendo na casa da sua mãe, volta com Esra para o bairro. Os dois vão andando lado a lado. É o momento que ele avisar sobre o novo posto da Esra na empresa. Ela aceita voltar com esse cargo de chefia e, então, o safado do Ozan trás a memória a seguinte coisa.

“Esra, as vezes não parece que nada mudou? Quer dizer, não sei. Como se estivéssemos indo para casa. Voltando de algum lugar. Você ainda é muito bonita. Ainda estou muito apaixonado.” Episódio 20

Esra diz na cara dele que não é nada como antes. Ele, antes que ela termine de reclamar, já está com a mão no rosto dela. Há dois centímetros de beijar a boca dela. E veja, sabe o que ele diz antes de consumar o beijo? Ele diz “Esra, já chega”. Você me diga com que cara se nega um bicho desse? Com que cara?

Eu amo que Eszan não tem frescura para beijar. Eles vão com tudo os cameras e os diretores que lutem para cortar depois. hahahahahah

Menina, eu não julgo a Esra. O golpe além de ser bonito, beija bem. Eu vou falar o que para essa garota? Fuja para as montanhas? Eu não. Vou dizer para ela pular em cima dele. Vai pecar, Esra. Afinal, Çagla é a própria demonia. Então, mais um par de chifres nem fará diferença. A gente brinca, mas ela está certa em estar com o pé atrás, Ozan sempre pisa na bola.

Por exemplo, nessa cena do beijo Ozan questiona o fato de Esra reclamar do beijo. Ela responde que ainda não o perdoou. Esra está em seu direito e Ozan como um bom comerciante, cheio de lábia, disse algo que logo move o coração de uma mulher brava.

“Você não perdoou, mas eu vou esperar, Esra. Mesmo se seu perdão levar a vida inteira, eu vou esperar. Tudo acabará amanhã mesmo.” Episódio 20

Ozan tem certificado de macho esperto. Eu acho graça, mas com uma vontade de chutar ele nas bolas. Doido. Era para os dois estarem casados, encomendando o primeiro filho a um hora dessa da dizi, mas esse idiota destruiu tudo no episódio 10.

Uma pena que agora Ozan tenha caído em si de suas doidices, mas tenha se envolvido com a bruxa loira. Porque essa doida não vai dar trégua e como disse Esra, ela não vai dar o divórcio. Então, gente o bebê é só uma das estratégias.

E para não perder o costume vamos teorizar o fragman, acho que a cena final deva ser a Esra ouvindo ou não sobre o bebê ser do Mert. Talvez ela fique o episódio inteiro sofrendo com a decisão de Ozan de continuar o divórcio e aguentando os desmandos da Çagla. Para no final ouvir isso, mas me pergunto se ela ouvir, contará a Ozan ou a Çagla vai fazer alguma coisa?

Acho muito cedo para saberem que o bebê é de outro. Muito cedo. E como eu sempre aposto pelo lado ruim nas Dizis, então, talvez Esra não escute nada de útil. E apenas desconfie de Mert e só no episódio 21 as coisas andem. Será?

Esra e Ozan representam a gente, desde que o Ozan ouviu tudo errado no fim do episódio 10. A gente só se lascou. Eita que não tenho mais nem lombo para tomar chicotada.

Eu continuo com uma sensação de que eu não sei o que vai acontecer em AMI. Eu gosto disso, de uma sensação esquisita de que o imprevisível está na minha porta. Não consigo ver como eles serem felizes tão cedo na dizi. Sério.

Como isso vai acontecer? Você tem teorias? Se sim, me conte nos comentários.

Agradecimentos.

Askmantikintikanbr

Cineturquiabr

Romancesturcos

Mturcosbr

atb

Deixe um comentário